Diminui o ritmo de crescimento da carteira de leasing em 2009
27-Fevereiro-2010 - Fonte: Folha de S. PauloO ritmo de crescimento das operações de leasing diminuiu em 2009. Com a redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de veículos, a vantagem competitiva que o leasing tinha sobre o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) deixou de existir.
O saldo da carteira de leasing era de R$ 110,3 bilhões em dezembro de 2009, crescimento de 3,4% na comparação com igual mês do ano anterior, segundo a Abel (Associação Brasileira das Empresas de Leasing).Essa expansão ficou bem abaixo dos 67,2% de 2008, o melhor ano para o leasing.
"No ano passado, as operações de leasing e de CDC ficaram muito próximas. O leasing perdeu espaço e teve migração para o CDC", diz Osmar Roncolato Pinho, presidente da Abel.
Os novos negócios, que também vinham se expandindo a taxas altas, ficaram abaixo dos volumes históricos alcançados no pré-crise. No ano passado, foram R$ 46,1 bilhões, queda de 42,1%.
Apesar da retração, as perspectivas da Abel são positivas para este ano. A estimativa é de avanço de 25%, diz Pinho.
Automóveis ainda são o grande produto de leasing. Os carros representaram 87% das operações em dezembro. Para 2010, a Abel vê grande potencial de diversificação da carteira no setor de máquinas e equipamentos.
Siga-nos
twitter