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ARROCHO DA RECEITA, DETERMINA NOVA ONDA PARA CERTIFICAÇÃO DIGITAL

09-Dezembro-2010 - Fonte:Legiscenter

O mercado da certificação digital ganha impulso com a firme disposição da Receita Federal de impor o uso da tecnologia na sua relação com o mercado. Tanto que a expectativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)- que se tornou uma Autoridade de Registro - é que 300 mil novos certificados digitais - que garantem a autenticidade dos documentos eletrônicos - serão emitidos em 2011.

Apenas em São Paulo, expectativa é que até 220 mil certificados serão expedidos. Em fevereiro, por exemplo, os médicos terão que se acertar com o Fisco e apenas nessa categoria, revela o diretor financeiro da ASCP, Claudio Queiroz, são 130 mil novos clientes.

"A certificação digital vive uma onda boa em 2010 em função das regras da Receita, mas acreditamos que em 2011 haverá um novo ciclo, com mais categorias tendo que aderir à tecnologia obrigatoriamente para acertar suas contas com o Fisco e com as gestões estaduais e municipais", revela o executivo, lembrando que as empresas necessitam da certificação digital para diversas emissões, como a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), CPF e CNPJ eletrônicos (e-CPF e e-CNPJ).

Na própria entidade - que conta com mais de 30 mil associados - há um público-alvo para ser conquistado, observa ainda Queiroz, que para se tornar uma Autoridade de Registro firmou uma parceria com a Certisign. Para chegar a esse usuário, a Associação irá montar 15 pontos de atendimento e até o final de dezembro abrirá uma loja exclusiva, no centro da cidade, para tratar da certificação digital.

No município de São Paulo, segundo as contas da entidade, deverão ser emitidas entre 70 mil a 190 mil certificados digitais. E a meta da ASCP é captar, pelo menos, 10% desse volume. Apesar de constatar um incremento na adesão à certificação digital, o executivo da ASCP diz que há uma falha na comunicação entre o governo e as empresas com relação ao uso da tecnologia.

"Acredito que seria eficiente termos campanhas esclarecedoras. Mostrar a relevância da ferramenta. Assim, certamente, os empresários não veriam a certificação digital apenas como uma obrigação a ser cumprida, mas como um instrumento de grande valia para garantir seus negócios", completa Queiroz.

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