Logo Qualisoft

Notícias do Mercado

OAB/RJ Treina advogados para usar certificado digital

17-Março-2011 - Fonte: OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ) promove este mês a segunda etapa da Caravana da Inclusão Digital e oferecerá 1200 vagas para que advogados participem do curso de capacitação em processo eletrônico e certificação digital.

O programa de capacitação é gratuito e visa preparar a classe para atuar no processo judicial eletrônico. O curso é subdivido em dois momentos. No primeiro, há aula presencial quando os advogados são orientados sobre os temas relacionados ao uso da justiça eletrônica. Eles recebem apostilas e realizam treinamento em computadores. Já no segundo, as aulas são ministradas por vídeo conferência.

De acordo com o Diretor de subseções da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, a aceitação por parte do advogados tem sido positiva. “Embora muitos tribunais do Rio de Janeiro estejam ainda em fase de implantação da justiça eletrônica, os advogados tem aderido ao uso da certificação digital. E o curso tem cumprido seu papel não só de orientá-los sobre o assunto, mas que eles sejam usuários da nova ferramenta”, destaca.

Nessa edição serão beneficiados os profissionais da advocacia ligados às Subseções da OAB da Barra da Tijuca, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Campo Grande, São João de Meriti, Madureira, Niterói, Petrópolis, Macaé, Santo Antônio de Pádua, Volta Redonda e Paraty. A OAB/RJ doará uma leitora digital para cada advogado que aderir à certificação digital.

Santa Cruz conta que a primeira etapa da caravana reuniu cerca de 2,5 mil advogados. Em abril deste ano, a proposta é realizar evento para discutir a transição do judiciário do modelo convencional para o digital. “O “Viradão Digital” reunirá profissionais do setor para darmos continuidade a discussão. A certificação digital é uma revolução e estamos atentos a qualquer exclusão de profissionais que um processo mal sucedido possa causar. Mas afirmo que o uso do certificado digital é seguro e não há preocupação”, avaliou Santa Cruz.

 

Voltar ao topo