Certificação digital para evitar o desmatamento
09-Junho-2011 - Fonte: ITI"Esse é o momento para inserir o tema da certificação digital como viabilizador de ações que reduzem o consumo de madeira e água – elementos básicos para a formação de reservas de desmatamento para produção de papel". Dessa forma, o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Renato Martini, analisou a participação do Instituto no processo preparatório para a Rio+20, Conferência da Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
Na última segunda-feira (06/07), Martini participou da segunda reunião preparatória para o Seminário Regional de Economia Verde do Centro Oeste Brasileiro. Esse evento tem por objetivo preparar os temas que repercutirão depois na Conferência. A proposta é realizar 6 seminários, nas seguintes regiões: Amazônia Ocidental (Manaus), Amazônia Oriental (Belém), Nordeste (Recife), Centro-Oeste (Brasília), Sudeste (Belo Horizonte) e Sul (Curitiba).
Um dos conceitos que ganham força no debate sobre desenvolvimento sustentável é da Economia Verde (Green Economy). Trata-se da busca de alternativas que aliam progresso econômico, respeito ao meio ambiente e bem estar social. Dentro desse escopo, Martini analisa que a desmaterialização de processos, com o uso das TIC (tecnologia da informação e comunicação) e a segurança que a certificação oferece, é um caminho que deve ser analisado, debatido e incentivado ao máximo.
A inserção do Instituto nesse momento é fundamental, já que o atual estágio do processo de construção da Rio+20 é de identificação das organizações com representatividade para apoiar institucionalmente os seminários e, em conjunto, planejá-los, além de levantar nomes de possíveis participantes dos vários setores da sociedade, ou seja, governo, iniciativa privada e organizações da sociedade.
Siga-nos
twitter