Banco Central do Brasil divulga novas regras para a Assinatura Digital de Contratos de Câmbio
30-Agosto-2011 - Fonte: QualiSoftO Banco Central do Brasil publicou no dia 29/08/2011 a Carta-Circular 3.520 que altera os procedimentos a serem adotados na assinatura digital de contratos de câmbio. A grande novidade apresentada está na possibilidade do contrato de câmbio estar também no formato PDF. Até então os contratos de câmbio tinham que estar obrigatoriamento no formato texto, o que continua aceito pelo BACEN. Independentemente do formato do arquivo original, o formato do arquivo contendo o contrato de câmbio assinado digitalmente deve adotar o padrão de assinatura digital com Referência Básica (AD-RB) ou com Referência de Tempo (AD-RT), conforme definido nos documentos DOC-ICP-15 e detalhamentos, regulamentados pela Resolução nº 76, de 31/3/2010, do Comitê Gestor da ICP-Brasil.
Importante observar que os novos procedimentos já considera a migração para a nova versão da ICP Brasil: Raiz V2, que dentre outras coisas prevê a mudança do algoritmo de hashing de SHA-1 para SHA-256, o que deve ser efetivado até 31/12/2012.
O Sistema de Assinatura Digital de Documentos Eletrônicos da QualiSoft (e-Doc QualiSoft), assim como os serviços de assinatura digital oferecidos através do Portal do Documento Eletrônico (www.documentoeletronico.com.br) já estão aderentes às novas regras do BACEN.
Clique aqui para ter acesso à integra da Carta-Circular 3.520 publicada pelo BACEN.
Siga-nos
twitter