Certificado Digital promove economia em Prefeitura
02-Maio-2012 - Fonte: ITIA prefeitura municipal de Curitiba espera economizar mensalmente pelo menos 14 mil folhas , o que equivale a 40 quilos de papel, com a adoção do sistema municipal de legislação totalmente eletrônico. A publicação dos dos atos será feita com certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil) atendendo aos requisitos de integridade, confiabilidade, autenticidade e presunção de validade legal.
O projeto, que pretende seguir o já eletrônico Diário Oficial de Curitiba disponibilizado no site da Prefeitura de Curitiba, está previsto para ser implantado no segundo semestre deste ano. Segundo a assessora técnica de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leny Mary Góes Toniolo, iniciativas como a da prefeitura de Curitiba têm efeitos bastante significativos no âmbito do serviço público, além de servirem de modelo para a cultura ambiental e green economy. “A Prefeitura dá um bom exemplo, influenciando outros setores da sociedade com essa inciativa. Toda economia de matéria-prima é bem vinda, mas, muito mais do que o ganho direto ambiental, a iniciativa tem um grande peso na educação ambiental”,afirma.
O projeto de desmaterialização de documentos,que teve início em 2007, prevê a substituição das versões impressas das publicações oficiais com o objetivo de trazer uma difusão mais ampla das informações, promovendo agilidade e facilidade de acesso, o que torna a administração pública ainda mais transparente.
Siga-nos
twitter