Rede de ensino do estado do Espírito Santo adota identidade digital
18-Dezembro-2012 - Fonte: SERASAA partir de 2013, a certificação digital padrão ICP-Brasil integrará a área de educação do estado do Espírito Santo. Com a implementação do projeto Cartão Cidadão, os alunos e professores da rede estadual de ensino utilizarão a tecnologia como identidade dentro das escolas.
Em nota oficial, a Assessoria de Imprensa do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) estima que 330 mil professores e alunos passem a utilizar o Cartão Cidadão.
Dotado de chip, foto e informações personalizadas, como número de identidade, data de nascimento e sexo, o cartão funcionará como documento de identificação do aluno. Ao aproximá-lo da catraca, será feito o controle de acesso à escola. Na sala de aula, o estudante terá que confirmar sua presença passando o cartão em uma leitora, e, na cantina, o documento permitirá o consumo da merenda escolar no turno em que o aluno estiver matriculado.
Já o professor acessará o portal do Cartão Cidadão pelo computador, digitando uma senha para obter informações sobre o desempenho dos estudantes e a presença em sala de aula.
No cartão, poderão também ser adicionadas informações de diversos serviços, como os dados de atendimento do estudante na rede estadual de saúde. Além disso, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) estuda a possibilidade de, no futuro, substituir o passe escolar pelo Cartão Cidadão.
Siga-nos
twitter