Banco Rendimento lança câmbio on-line com assinatura digital
15-Julho-2013 - Fonte:Executivosfinanceiros.com.brSolução escolhida foi de fácil implantação e em breve período de tempo
Uma solução do Banco Rendimento possibilita ao cliente fechar uma operação de câmbio, assinar digitalmente o contrato e ter uma conta corrente em moeda estrangeira. O procesos todo é feito via internet e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
No banco, o volume de operações de câmbio, gira em torno de 6 mil operações ao mês. Para atender essa demanda, sem perder a qualidade, o Banco Rendimento e sua área de TI criaram a nova plataforma de tecnologia para operações de câmbio, chamada Câmbio On-Line.
A plataforma foi desenvolvida para atender operações de menor valor, sejam operações de remessa ou recebimento de valores do exterior. Com a assinatura digital ficou mais fácil fazer o contrato. Agora digital, não há mais necessidade do envio de documentação física exigida no processo manual. “O uso da assinatura digital dá ao cliente a segurança e agilidade no fechamento da operação, além de reduzir seus custos com remessa de papéis”, diz Gilberto Rodrigues, CIO do Banco Rendimento. A formalização é uma exigência do Banco Central para operações acima de US$ 3 mil.
Com a assinatura digital, o tempo da operação foi reduzido em até 50%. “Eliminando o papel do contrato de câmbio reduzimos os gastos com remessa de documentos, verificação de assinaturas, guarda e controle, passando também a contribuir positivamente para a sustentabilidade e economia verde de nosso planeta”, afirma Rodrigues.
Dentre as opções de mercado analisadas, a opção adotada foi o Portal Nacional do Documento Eletrônico (PNDE) da QualiSoft. “Implantamos em 30 dias. Ainda neste prazo personalizamos o portal de forma a manter a mesma identidade visual do portal do banco integrando-o ao internet banking”, afirmou Rodrigues. As variáveis determinantes para a escolha da solução foram atendimento rápido, solução confiável e preço competitivo.
A implantação é feita inicialmente em mil agências de turismo. Mais de 10% das operações já migraram da mesa para o autoatendimento. O objetivo é fazer o mesmo para o restante das operações. Na mesa, ficarão as operações mais complexas que exigem um atendimento personalizado.
O desafio agora é migrar estas operações o mais rápido possível. “Prevemos que esta migração ocorrerá nos próximos 6 meses”, diz Rodrigues. Para agilizar a migração o Banco está oferecendo algumas vantagens para estes clientes como uma taxa mais baixa do que aquela que ele obteria na mesa de operações, além da aquisição de certificados digitais com descontos.
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