Logo Qualisoft

Notícias do Mercado

Assespro-SP passa a emitir certidões digitais aos associadosl

23-Agosto-2013 - Fonte:Boletim Assespro

A Assespro-SP (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do estado de São Paulo) passa a oferecer mais uma vantagem às empresas associadas, as certidões de exclusividade no formato eletrônico. O objetivo é agilizar e dar mais segurança aos trâmites para a concessão do documento.

“No formato tradicional (em papel) levávamos, em média, sete dias para realizar todo o processo, que envolve: montar a certidão, colher as assinaturas dos diretores e enviar pelos Correios aos destinatários. Já no formato eletrônico, o tempo pode ser reduzido para minutos. Além disso, os custos para as empresas são diminuídos sem a necessidade da emissão da certidão pelos correios”, afirma Marcos Sakamoto, presidente da Assespro-SP.

A novidade faz parte da parceria que a Assespro-SP firmou com a Qualisoft, empresa brasileira líder no mercado de produtos e serviços de assinatura e certificação digital. Sobre a validade das certificações, Ricardo Theil, diretor de assuntos corporativos da Qualisoft, afirma que o documento eletrônico é garantido pela medida provisória 2200-2, de 24 de agosto de 2001, que estabelece que todo documento em forma eletrônica tem assegurado a autenticidade, integridade e validade jurídica desde que utilize certificados digitais padrão ICP-Brasil.

As certidões de exclusividade são imprescindíveis às companhias de TI, já que são destinadas a qualificar as empresas, produtos e serviços, em concorrências e licitações, junto aos órgãos públicos, além de proporcionar uma posição de destaque dentro do mercado às empresas solicitantes.

Disponibilizadas por meio do Portal Nacional do Documento Eletrônico (www.documentoeletronico.com.br), as certidões digitais podem ser consultadas a qualquer momento para a verificação da autenticidade, download e até envio para terceiros.

Para o presidente da Assespro-SP, o mercado exige mudanças tanto das empresas como das associações. “Atualmente, vivemos em um cenário no qual a maioria das ações são realizadas remotamente ou via web, no qual há uma otimização na locomoção e no arquivamento de documentos. A emissão de certificados digitais vem ao encontro desta tendência, agilizando e modernizando os processos que as empresas têm que realizar”, finaliza Sakamoto.

Voltar ao topo