CRM incompleto
Por Waldemar Felippe - diretor da QualisoftExistem vários softwares de CRM mas os canais não alimentam adequadamente esses sistemas, gerando um vazio. As empresas terão de esforçar-se para capturar e centralizar as informações entre os diversos canais. A partir do momento em que as operações bancárias forem disponibilizadas em parques de diversão e casas noturnas, por exemplo, pode-se imaginar o que vai haver de informações sobre o comportamento dos clientes. Os bancos poderão saber os seus gostos, os locais freqüentados, os produtos que costumam adquirir, etc, mas desde que existam meios de capturar essas informações.
Dos 40% da população bancarizada, quantos têm acesso à internet, que é o canal de atendimento mais barato? É um percentual mínimo. Para ampliar o público, o banco pode colocar auto-atendimento em shopping centers ou outros lugares, mas o custo disso é infinitamente superior aos gastos que seriam contraídos num convênio com um lojista. Por meio desses convênios, se poderia atender à população que não tem acesso a outros canais e ampliar enormemente a rede de atendimento.
Atualmente, grande parte dos bancos oferecem o internet banking, mas ele está muito direcionado a pessoas físicas. Até o final do ano, eles devem trabalhar também na oferta de office banking.
A reunião foi realizada no Crowne Plaza - São Paulo
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