Logo Qualisoft

Notícias do Mercado

Nova entidade pretende difundir benefício do certificado digital

08-Junho-2015 - Fonte: Convergência Digital

As empresas que atuam no ramo da certificação digital no país decidiram criar uma associação. A ANCD - Associação Nacional de Certificação Digital, terá como principal missão explicar, de forma didática, os objetivos e a importância das empresas e do cidadão comum adquirirem um certificado digital. O lançamento da entidade ocorreu na primeira semana de maio e o vice-presidente da Certisign, Júlio Cosentino, foi escolhido para presidí-la. Cosentino, explicou que o setor sempre se ressentiu da falta de uma entidade que os representasse. “Precisamos evoluir, ter essa visão de que a certificação digital cresceu, assumiu outras perspectivas e tem um papel fundamental a exercer para o crescimento da economia como um todo. Representamos essa evolução tecnológica, o avanço e nossa entidade certamente irá espelhar essa nova realidade, a relevância do setor certificador”, destacou.

Para se ter uma ideia, desde a implantação da nota fiscal eletrônica, mais de 10 bilhões de notas fiscais deixaram de ser emitidas, com a consequente economia de papel, tempo, custos de remessa e espaços para a guarda desses documentos. Até o mês de fevereiro, outro dado bastante relevante e que mostra a evolução da certificação digital, foram emitidos 9,353 milhões de certificados, o equivalente a um crescimento de 15% ao ano.

Ética

A ANCD atuará sob a ótica da ética dentro da certificação digital para a identificação pessoal, comercial e de direito em meios eletrônicos. “Queremos, até certo ponto, assumir um discurso o mais didático possível, pois há ainda muita dúvida em relação ao nosso segmento", explica Antonio Sérgio Borba Cangiano, escolhido entre os associados para ser o diretor-executivo e porta-voz da entidade.

“Tudo isso aliado à certeza da segurança e eficiência em transações eletrônicas para uma sociedade sustentável nos empreendimentos, nas relações sociais e ambientais. Além disso, queremos fortalecer nosso papel e termos reconhecimento ainda maior junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas associações de classe, sindicatos, instituições de pesquisa científica e de ensino, instituições da sociedade civil e demais entidades e organismos nacionais e internacionais”, acrescentou Cangiano.

A ANCD começou a ser formulada ainda em setembro do ano passado. Desde então, muitas reuniões aconteceram, sempre com o objetivo de criar uma entidade com fins bem determinados e bem planejados. “Tudo isso nós moldamos ao longo de mais de seis meses, tempo que durou a gestação da ANCD. Foi tudo muito bem discutido, vamos fazer a promoção, educação sobre a certificação digital, o aperfeiçoamento das relações da indústria com os Poderes, atuação com um código de ética moderno e adequado às novas tecnologias e a promoção de negócios sustentáveis”, comentou o diretor-executivo da ANCD. Anda segundo Cangiano, também é bom destacar que além de ser um instrumento seguro, a certificação digital tem validade jurídica. Documentos assinados por meio da certificação têm a mesma validade que os papéis físicos, que requerem coleta de assinaturas, reconhecimento de firmas, registros, autenticações, deslocamentos e outras providências burocráticas, que levam as pessoas e empresas a gastarem mais e perderem muito tempo. Os primeiros associados da ANCD são: Certisign, Serasa, Valid, Boa Vista, Soluti e ACBr. Essas seis empresas representam 90% do mercado certificador digital no Brasil. Mas Cangiano explica que, apesar dessas empresas serem privadas, todas as demais do segmento, incluindo as públicas, serão convidadas a participar da nova entidade. *Com informações da ANCD.

Voltar ao topo