Logo Qualisoft

QSNews

O setor de arrendamento mercantil (Leasing), em 2007, fez mais do que bater recordes sucessivos de novos negócios. De janeiro a setembro de 2007 o arrendamento mercantil cresceu 53,6%. Nesse período, foram fechados 965,8 mil novos contratos, que totalizaram R$ 35,7 bilhões e contribuíram para que o Valor Presente da Carteira chegasse a R$ 52,1 bilhões em setembro.

Este desempenho deve ser creditado à uma conjunção de fatores como a flexibilidade e  atratividade da operação, aliado ao cenário favorável da economia. A conjunção desses dois fatores, aliada à abertura de novas frentes de atuação,  fará com que o setor ingresse 2008 com a expectativa firme de dar continuidade ao seu ciclo virtuoso.

Tamanha empolgação não é por acaso.  Segundo o presidente da Associação Brasileira da Empresas de Leasing (Abel), Rafael Cardoso, em notícia publicada no site da entidade, a expectativa é que em 2008 o setor continue crescendo entre 30% e 35%.

Esta notícia é bastante importante também para a QualiSoft, que desde 2001 fornece soluções e serviços de leasing para as principais empresas do setor, tendo recentemente incorporado o seu portifólio uma série de produtos soluções de arrendamento mercantil.

Diante desse cenário, estamos dedicando este primeiro QSNews de 2008 exclusivamente ao setor de arrendamento mercantil, apresentando um artigo do Sr. Roberto Mussalem, presidente da CSI Latina Arrendamento Mercantil, que trata da evolução e consolidação do Leasing Operacional.

Também estamos aproveitando para destacar, ao final deste boletim, uma série de notícias veiculadas recentemente e as soluções da QualiSoft para o setor de arrendamento mercantil.

Boa leitura e até a próxima edição!

[Artigo] - A Consolidação do Leasing Operacional

Por: Roberto Mussalem - presidente da CSI Latina Arrendamento Mercantil

Na medida em que a sociedade brasileira adquire a consciência de que usufruir de um bem pode ser mais proveitoso do que possuí-lo, o arrendamento mercantil, que privilegia projetos que tornam real esse novo paradigma, vai encontrando um terreno fértil para se desenvolver. Uma semente para que esse jardim floresça é o amadurecimento da modalidade operacional, como ocorre em economias mais desenvolvidas.

Apesar de regulamentado em 1996, o leasing operacional começou a operar de fato há seis anos e desponta como uma modalidade com grande potencial de crescimento no Brasil. Nela o arrendatário prevê a renovação do bem e afirma sua intenção de, ao término do contrato, não ficar com o objeto arrendado e, sim, substituí-lo por outro de tecnologia mais avançada.

Por aqui, o leasing operacional é um depósito de confiança dos agentes do setor. Motivos não faltam. Ao abrir a possibilidade de o cliente atualizar a qualquer momento o bem arrendado, não necessitando aguardar o término do contrato, o produto garante uma vantagem competitiva.

Clique aqui para ver a íntegra deste artigo.

[Produtos] - Soluções QualiSoft para o Setor de Arrendamento Mercantil

Sistema de Administração de Carteira de Arrendamento Mercantil (Leasing Control )
O Leasing Control é um sistema de gerenciamento de operações de arrendamento mercantil, operacional e financeiro, que tem por objetivo automatizar as principais tarefas realizadas por empresas de arrendamento mercantil, desde a entrada das operações até o término do contrato, incluindo o controle dos bens e a sua contabilização. Permite operações de leasing / pré-leasing, com flexibilidade total do fluxo de contra-prestações e do fluxo do VRG. Possibilita renegociação, mantendo o histórico contábil das operações.

Sistema Simulador de Operações de Arrendamento Mercantil (Leasing Price ) Leasing Price é um sistema simulador de operações de arrendamento mercantil que permite ao usuário, em uma negociação, calcular valores de contra-prestação, taxa garantida ou VRG ideal, levando em consideração o impacto ou benefício fiscal da operação de leasing.

Sistema de Projeção Orçamentária de Carteira de Arrendamento Mercantil (Leasing Budget )
Solução única no mercado, o Leasing Budget permite que empresas de arrendamento mercantil analisem o desempenho de sua carteira atual de contratos, ao longo do tempo, possibilitando fazer simulações de cenários com projeções futuras de novos contratos, verificando os seus efeitos fiscais sobre a carteira (crédito tributário e imposto diferido). O Leasing Budget faz uma projeção contábil consolidada destes contratos, fornecendo planilhas que demonstram o resultado ao longo do tempo (Balanço, Demonstrativo de Resultados e Fluxo de Caixa)

Voltar ao topo