Prezado Leitor,
A cada dia que se passa novas aplicações estão sendo desenvolvidas com a utilização das tecnologias de certificação e assinatura digital. A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), osProntuários Eletrônicos, os Jornais Oficiais Eletrônicos, a Procuração Eletrônica e as aplicações de Contratos Eletrônicos em geral, dentre os quais os contratos de câmbio, são apenas alguns exemplos de aplicações que estão sendo disponibilizadas para a população e que se utilizam destas tecnologias.
Diante deste cenário, estamos apresentando nesta edição do QSNews um artigo que conceitua e trata das vantagens da utilização dos Kits de Desenvolvimento de Software no desenvolvimento de soluções de Assinatura e Certificação Digital. Também estamos colocando uma notícia importante para os clientes de nossas soluções de assinatura digital, que trata do apoio e participação da QualiSoft no Projeto de Normalização de Padrões de Assinaturas Digitais na ICP-Brasil.
Não se esquecendo do grande momento que vive o mercado de arrendamento mercantil (leasing), estamos apresentando um artigo do Sr. Roberto Mussalem, presidente da CSI Latina Arrendamento Mercantil, que trata das vantagens e da tendência do mercado na adoção do leasing operacional.
Boa leitura e até a próxima edição!
[Artigo] - Facilitando o Desenvolvimento de Soluções de Assinatura e Certificação Digital
Por: Waldemar Felippe - Diretor da QualiSoftDesenvolver novas soluções ou adequar aplicações já existentes para suportar tecnologia de certificação digital é uma tarefa complexa e que exige não somente um alto nível de conhecimento tecnológico, mas também conhecimento das regras de negócio, normas e procedimentos editados pelos órgãos regulatórios competentes. Não obstante, novas aplicações de negócios como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), os Prontuários Eletrônicos, os Jornais Oficiais Eletrônicos, a Procuração Eletrônica e as aplicações de Contratos Eletrônicos, dentre outras, vêm demandando um crescente volume de novos desenvolvimentos, exigindo ainda que estes sejam feitos no menor tempo, com o menor custo e com o melhor nível de qualidade possível.
Para viabilizar o desenvolvimento desse tipo de aplicação, dentro dos padrões exigidos pelo mercado, existe aquilo que chamamos de SDK (Software Development Kit) ou Kit de Desenvolvimento de Software. De uma maneira geral um SDK pode ser definido como sendo um conjunto de ferramentas que permite o desenvolvimento de aplicativos utilizando-se funcionalidades de um software ou de uma biblioteca referente a um domínio de aplicação específico, no nosso caso a tecnologia de certificação digital...
[Artigo] - Leasing, aliado para competir l
Por: Roberto Mussalem - presidente da CSI Latina Arrendamento MercantilA concorrência acirrada que caracteriza o ambiente organizacional obriga as empresas a atingirem um grau de excelência jamais visto. Focar apenas no "core business" vem deixando de ser uma ação facultativa, figura como uma ação estratégica das companhias e, cada vez mais, é a chave que abre muitas portas do intrincado mundo corporativo.
Nesse panorama, a atividade de leasing operacional, chamado com propriedade de verdadeiro leasing ("true leasing"), vai ao encontro dos anseios de empresas como KPMG, Ambev, General Motors, TAM, Odebrecht, entre outras, que estão sintonizadas nessa nova realidade. O arrendamento mercantil operacional apregoa a importância de se usufruir de um bem, sem necessariamente possuí-lo. Se, além de utilizar o bem, o contratante puder também agregar serviços, como garantia, seguro, suporte técnico, as portas não estarão apenas abertas, mas escancaradas, para um novo mundo cheio de possibilidades.
Clique aqui para ver a íntegra desse artigo.
[Notícia] - QualiSoft Apoia Projeto de Normalização de Padrões de Assinaturas Digitais na ICP-Brasil
Já em fase final de execução, o ITI está promovendo a revisão dos documentos do Projeto Normalização de Padrões de Assinaturas Digitais na Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
O projeto foi consolidado pela coordenadora-geral de Normalização e Pesquisa do ITI, Viviane Bertol, e tem como objetivo regulamentar os padrões para o formato que deverão ter as assinaturas digitais. Viviane também coordena o Grupo de Trabalho Assinatura Digital que elaborou, durante o ano de 2007, as normas que dão uma visão geral da assinatura digital no âmbito da ICP-Brasil, além de políticas-padrão, requisitos mínimos e técnicos no formato CMS (Cryptographic Message Syntax), grupo do qual a QualiSoft teve participação ativa.
Siga-nos
twitter