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Banco Alfa


Com o GlobalBanking QualiSoft todas as informações são consolidadas e os resultados - tanto para o cliente quanto para a contabilidade do banco - são lançados em tempo real. O cliente, a qualquer momento, pode saber qual é exatamente o seu saldo. Quando tivemos que nos adequar ao SPB foi como se acrescentássemos mais um canal de atendimento. Da mesma forma em que entregamos as informações via web ou atendimento telefônico, conseguimos entregar, em tempo real, as informações das TEDs (Transferência Eletrônica de Fundos).

Carlos de Almeida - Gerente da área de desenvolvimento de sistemas do Banco Alfa

Cliente

Banco Alfa / Banco Alfa de Investimento

Necessidade do Cliente

Atualização tecnológica e unificação de infraestrutura transacional através de sistema de última geração

Solução Proposta

GlobalBanking QualiSoft

Principais Resultados

Maior agilidade no desenvolvimento de novos produtos, bem como melhor distribuição de serviços e informações através da Internet e outros canais de atendimento aos nossos clientes.

A Experiência

Com a vantagem de ser um Banco jovem, mas trazendo em sua bagagem toda a experiência do Banco Real, o Banco Alfa traçou como estratégia para sua área de tecnologia da informação o licenciamento e integração total de sistemas de vários fornecedores do mercado. Depois de lançar um processo de concorrência do qual participaram dezenas de empresas de software, foram escolhidas as empresas e produtos que atenderam às necessidades atuais e futuras do novo banco. Este processo foi concluído há pouco mais de dois anos e hoje está consolidado. "Terminamos com sucesso a troca de toda a infraestrutura tecnológica do Banco. Contamos agora com sistemas de última geração que nos possibilitarão maior agilidade no desenvolvimento de novos produtos, bem como melhor distribuição de serviços e informações através da Internet e outros canais de atendimento aos nossos clientes", diz Carlos de Almeida, gerente da área de desenvolvimento de sistemas do Banco Alfa.

Dada a estratégia do Banco Alfa de licenciar e integrar sistemas de diversos fornecedores, além da necessidade de disponibilizar aos clientes informações precisas, em tempo real, através dos diversos canais de atendimento do banco (Agências, Internet, Call Center e SPB), a presença de um Framework Transacional era imprescindível.

A QualiSoft foi escolhida para fornecer os sistemas de Automação de Agências (QualiTC - Módulos de Caixa, Retaguarda e Autoatendimento) e o Framework Transacional (GlobalBanking® QualiSoft).

No Banco Alfa, o GlobalBanking® QualiSoft proporciona toda a infraestrutura tecnológica, de segurança e de negócios necessária para o processamento de transações bancárias, sendo responsável por viabilizar a integração entre todos os sistemas legados e canais de atendimento do banco, processando e mantendo atualizados os saldos dos clientes em tempo real, administrando lançamentos futuros e agendamentos, limites de transações por canal de atendimento, horários de corte por produtos ou transações, além da capacidade de processamento em regime 24x7, com viradas de datas de processamento automáticas em função de horários de corte.

Com uma arquitetura aberta, escalável e padrão de mercado (Windows DNA), o GlobalBanking® QualiSoft permite que o Banco Alfa incorpore novas funcionalidades e transações aproveitando a infraestrutura existente, proporcionando grande agilidade e segurança no lançamento de novos produtos e serviços.

Transição Suave para o SPB

A maior comprovação do acerto da estratégia de TI do Banco Alfa, na avaliação de Carlos de Almeida, foi a forma com que a instituição obteve conformidade às regras do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). "Com nossa estrutura de integração e comunicação entre os sistemas, o custo de implementação do SPB foi otimizado", estima o gerente.

Carlos de Almeida menciona que a entrega das informações é feita através do GlobalBanking®, da QualiSoft, que também forneceu o Sistema de Automação de Agências. Quando, por exemplo, um usuário comanda uma aplicação em um fundo, o GlobalBanking® encaminha imediatamente as transações que alteram o saldo do fundo de investimento, assim como o saldo da conta corrente. Caso haja algum problema de comunicação entre os componentes, a transação é anulada e tudo retorna ao estado anterior. "Todas as informações são consolidadas e os resultados - tanto para o cliente quanto para a contabilidade do banco - são lançados em tempo real. O cliente, a qualquer momento, pode saber qual é exatamente o seu saldo", resume Carlos de Almeida. "Quando tivemos que nos adequar ao SPB, foi como se acrescentássemos mais um canal de atendimento. Da mesma forma em que entregamos as informações via web ou atendimento telefônico, conseguimos entregar, em tempo real, as informações das TEDs (Transferência Eletrônica de Fundos)", compara.

Para saber mais detalhes sobre este case, clique aqui e visualize a matéria completa publicada na seção "Raio X Tecnológico do Mercado Financeiro" da Revista Executivos Financeiros, edição de 150, Junho/2003.

 

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