Finanças seguras via Web
Por Fernanda PressinottUm número crescente e diversificado de usuários, cada vez mas exigentes, está obrigando as empresas a reverem seus negócios e suas formas de relacionamento. Para ganhar espaço no mercado e conquistar clientes, os bancos também estão investindo em novidades, não só no desenvolvimento de produtos e serviços, mas também em tecnologia. O Banco Santos resolveu acreditar no mercado corporativo e criou um Internet banking voltado para pessoas jurídicas.
Por meio do Business Center, companhias de qualquer parte do planeta podem fazer investimentos e outras operações bancárias pela Internet. A diferença deste site é a possibilidade de controle de acesso. Nele a empresa decide que tipo de transação cada usuário pode realizar.
O Banco Santos escolheu o e-QualiSG, um sistema de administração de segurança e controle de acesso da QualiSoft Informática, para garantir seu diferencial. "Em uma empresa diversos usuários têm acesso à mesma conta corrente, mas não são todos que podem efetuar todo tipo de operação. Por isso desenvolvemos uma solução que permite às empresas definir diferentes níveis de acessos a seus usuários, de acordo com a atividade e função de cada um", explica Waldemar Felippe, diretor da QualiSoft.
No Business Center cada cliente jurídico elege uma pessoa responsável pela administração dos demais usuários da companhia, podendo esse, incluir novos usuários, associá-los a perfis de acesso previamente estabelecidos e criar novos perfis de acesso a partir daqueles fornecidos pelo administrador do banco. Tudo isso via Web com a monitoração do Security Officer do Banco Santos.
Segundo Antonio Seita, diretor de segurança de sistemas do Banco Santos, este é o primeiro sistema de operações bancárias via protocolo de Internet a prover esse nível de controle, o que garante maior segurança às empresas clientes da instituição.
Antes de implementar esse site, a instituição mantinha um relacionamento mais distante com seus clientes, com um Internet banking simples e call center. O estreitamento de relações com o mercado foi considerado tão importante que o banco investiu US$ 10 milhões, nos últimos dois anos, no desenvolvimento da infra-estrutura, pessoal e aplicativos para o Business Center.
Seita ressalta também o investimento da empresa em segurança. "Além da criptografia padrão SSL de 128 bits que sempre utilizamos em nossos sites, dispomos de firewalls de última geração, software de detecção de intrusos e o sistema e-QualiSG, que garante muita segurança ao usuário. Além destas medidas, estamos adotando o uso de certificados digitais inseridos em smart cards para nossas transações business-to-business", informa.
O Business Center foi lançado em março e já está sendo utilizado por 210 empresas. O site permite transações em conta corrente e conta garantida, pagamento a fornecedores com análise de alçada, dupla assinatura digital e EDI via Web, aplicações e consultas de fundos, carteira de fundos online, controle integrado de recebíveis (cheques, cartões e cobrança), consulta de cheques via Internet ao Serasa e controle de vendas para o varejo com integração de diversos pontos de venda.
Siga-nos
twitter