Logo Qualisoft

QSNews

Prezado Leitor,

Dando continuidade à série de artigos onde colocamos as vantagens e benefícios da Assinatura Digital, nesta edição fazemos uma demonstração dos Custos de Transporte na Formalização de Contratos em Papel em comparação com a Assinatura Digital. Também estamos destacando algumas iniciativas inovadoras que reforçam as vantagens e os benefícios da Assinatura Digital como ferramenta imprescindível para um mundo moderno, seguro e sustentável:

Formalização de Contratos em Papel x Assinatura Digital - Calculando os Custos com Transporte

São Paulo terá atestado médico digital

USP vai adotar diploma virtual antifraude para reduzir falsificação

Certificados Digitais - Média de emissões cresceu 14% no ano passado, segundo o ITI

Boa leitura e até a próxima edição!

[Artigo] Formalização de Contratos em Papel x Assinatura Digital - Calculando os Custos com Transporte

A formalização de Contratos em Papel envolve uma série de custos que podem ser eliminados ou diminuídos com a utilização da Assinatura Digital. Muitas vezes desprezado e, em muitos casos, despercebido, um dos custos mais importantes tidos no processo de formalização de contratos em papel é o transporte destes documentos entre as partes. Contratos em papel necessitam ter suas vias impressas e encaminhadas para seus signatários, seguindo a ordem estabelecida pelo administrador. Esses documentos são normalmente enviados para a coleta de assinaturas através de mensageiros (Motoboy) ou serviços de correio (por exemplo, o Sedex), dependendo da distância a ser percorrida.

Apenas como exercício, para calcularmos estes custos, consideraremos uma empresa que formaliza 200 Contratos por mês, ou seja, 2400 Contratos por ano. Cada um destes contratos é celebrado entre a empresa emissora e uma outra parte, ou seja, estamos considerando que o contrato possui apenas duas partes.

Clique aqui para ter acesso à íntegra deste artigo.

[Destaques] USP vai adotar diploma virtual antifraude para reduzir falsificação

Fonte:Paulo Saldaña - O Estado de São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP) vai adotar um dispositivo inédito de diplomas com certificação digital. O sistema vai agilizar o acesso aos certificados, além de reduzir a quase zero as possibilidades de falsificação dos documentos. O diploma virtual da USP foi aprovado ontem pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), o que possibilita que outras instituições adotem a tecnologia.

O modelo estará disponível até o início do próximo ano. Os formandos receberão uma assinatura digital logo após a colação de grau. O sistema funciona como a certificação já usada no sistema judiciário ou no Cadastro da Pessoa Física (e-CPF), por exemplo. "A USP fornece um número e o egresso entra no site e acessa o documento", explica secretário-geral da USP, Rubens Beçak. "Com isso, vamos conseguir zerar as falsificações."

Clique aqui para ver a íntegra desta notícia.

[Destaques] São Paulo terá atestado médico digital

Fonte:Jornal da Tarde - JT - Mariana Lenharo

Os médicos do Estado de São Paulo terão uma ferramenta para emitir atestados digitais a partir de segunda-feira. A novidade, lançada pela Associação Paulista de Medicina (APM), permitirá que empregadores verifiquem pela internet a autenticidade dos documentos apresentados por seus funcionários. O recurso, garante a associação, ajudará a combater fraudes no sistema de saúde.

“A gente não tem uma dimensão exata das fraudes, mas sabe que é uma coisa muito comum”, avalia o médico Florisval Meinão, presidente da APM. Segundo ele, muitos médicos são chamados às delegacias para prestar esclarecimentos sobre atestados emitidos em seus nomes. O documento digital teria, portanto, a finalidade de provar que se trata de um atestado autêntico.

Clique aqui para ver a íntegra desta notícia.

[Destaques] Certificados Digitais - Média de emissões cresceu 14% no ano passado, segundo o ITI l

Fonte: ITI

Os dados apurados sobre a certificação digital revelam um crescimento no número de emissões de certificados digitais no País nos últimos anos, principalmente na região Sudeste, que concentra 51,7% das 5,24 milhões de empresas que já aderiram a essa tecnologia.

Os dados são do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que apurou, também, que a média de certificados emitidos cresceu 14% em 2011, totalizando aproximadamente 5 milhões de certificados ativos.

Durante o ano passado, foram emitidos 1,74 milhão de certificados. O maior número de adesões ocorreu em novembro, com 255,1 mil, revela Maurício Coelho, diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI. 

A certificação digital garante a segurança das transações que são feitas eletronicamente. O PNDE - Portal Nacional do Documento Eletrônico, o maior Portal de assinatura digital da internet brasileira, utiliza certificados digitais para permitir que Contratos, Procurações e outros documentos eletrônicos sejam assinados digitalmente seguindo as regras estabelecidas pela ICP-Brasil.

[Artigos] Outros Artigos Disponíveis

Reduzindo Custos Através da Adoção de Solução de Assinatura Digital

Cartão de Cidadão e Portugal Simplifica - Exemplos a serem seguidos

A Evolução das Soluções de Firmas & Poderes no Mercado Bancário

A Procuração Eletrônica

Compartilhamento Seguro de Informações Confidenciais através da Internet

Documento Eletrônico - Agilidade e Segurança nas Relações Eletrônicas

O Embasamento legal da Procuração Eletrônica

Gerenciamento de Identidade - Implementando Segurança de Inclusão

A Importância da Automatização do Controle de Poderes e Alçadas na Assinatura de Contratos Eletrônicos

Voltar ao topo